Você já se perguntou como é possível assistir a vídeos em diferentes dispositivos e plataformas? Como um filme pode ser reproduzido em um DVD player, em um computador ou em um smartphone? A resposta está nos codecs de vídeo.
O que são codecs de vídeo?
Codecs de vídeo são programas que codificam e decodificam os dados de um vídeo, ou seja, transformam os sinais visuais em uma sequência de bits (zeros e uns) e vice-versa. O objetivo dos codecs é comprimir os dados do vídeo para reduzir o seu tamanho e facilitar o seu armazenamento e transmissão.
Por exemplo, se você quiser enviar um vídeo por e-mail ou baixá-lo da internet, você precisa que ele tenha um tamanho menor do que o original. Para isso, você pode usar um codec de vídeo para compactar o vídeo e depois descompactá-lo no destino.
Tipos de codecs de vídeo
Atualmente, há inúmeros tipos de codecs de vídeo por aí, cada um utilizando uma tecnologia de compressão de dados diferente. Genericamente, contudo, pode-se dizer que existem dois tipos de codec: os que fazem compressão com perdas (lossy) e os que fazem compressão sem perdas (lossless).
Compressão com perdas (lossy)
A compressão com perdas é aquela que sacrifica parte da qualidade do vídeo para reduzir o seu tamanho. Isso significa que alguns detalhes do vídeo original são descartados ou simplificados pelo codec. O resultado é um vídeo menor, mas com menos nitidez e fidelidade.
Alguns exemplos de codecs com perdas são: MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4 (DivX, Xvid), H.264 (AVC), H.265 (HEVC), VP8 e VP9.
Compressão sem perdas (lossless)
Além disso, a compressão sem perdas é aquela que preserva toda a qualidade do vídeo original sem descartar nenhum dado. Isso significa que o codec apenas reorganiza os bits do vídeo para ocupar menos espaço. O resultado é um vídeo menor, mas com a mesma qualidade do original.
Alguns exemplos de codecs sem perdas são: HuffYUV, Lagarith, FFV1 e ProRes.
Como escolher o codec certo?
A escolha do codec depende do objetivo e da necessidade do usuário.
Se você quer apenas assistir a um vídeo no seu dispositivo ou na internet, você pode optar por um codec com perdas que ofereça uma boa relação entre qualidade e tamanho.
Se você quer editar ou armazenar um vídeo sem perder nenhuma informação visual, você pode optar por um codec sem perdas que garanta a máxima fidelidade.
Além disso, você também deve considerar a compatibilidade do codec com o seu dispositivo ou plataforma. Nem todos os codecs são suportados por todos os players ou sistemas operacionais.
Por isso, é importante verificar se o seu aparelho ou programa consegue reproduzir o formato do arquivo gerado pelo codec.
Contudo, Para facilitar essa tarefa, existem pacotes de codecs gratuitos para Windows que habilitam a reprodução dos mais variados formatos de áudio e vídeo. Alguns exemplos são: K-Lite Codec Pack, VLC Media Player e CCCP.
Conclusão
Codecs de vídeo são essenciais para permitir que possamos assistir a vídeos em diferentes situações e dispositivos. Eles comprimem os dados dos vídeos para reduzir o seu tamanho e facilitar o seu armazenamento e transmissão. Existem dois tipos principais de codecs: com perdas e sem perdas. A escolha do codec depende da finalidade e da compatibilidade do usuário.
Leia Também…